Voltar é sempre um caminho disponível na vida. E arrisco a dizer que até "mais fácil", visto que olhar pra o que se conhece, no caso o passado, onde todos os problemas já tem algum nível de "solução", te incentiva a esquivar de ter que responder perguntas como: Como interagir de forma assertiva se tudo novo contribui para te distrair? Como conseguir olhar para você mesmo quando o volume de informações e novidades aparenta não deixar nenhum espaço para isso? Como revisar e atualizar nossa ética sob essas novas realidades? Como educar nossas crianças incluindo essa realidade e não desenhando que ela é inferior o que tínhamos no passado? Enfim, me preocupa o fato de continuarmos escolhendo a segurança do que conhecemos em vez de encarar o novo e suas mudanças, nos dispondo a resolver os problemas que vem com isso. Embora voltar seja sempre uma escolha, a história é feita por aqueles que seguiram em frente!