Para ser um cristão você precisa
acreditar que por 98 mil anos a nossa espécie sofreu e morreu, a maioria
das crianças morrendo no parto, a maioria das pessoas com uma
expectativa de vida de 25 anos, com fome, batalhando, guerreando,
sofrendo, tudo isso por 98 mil anos, enquanto os céus observavam com
completa indiferença. Então, há 2 mil anos, os céus decidiram ‘já chega
disso, acho que é hora de fazermos alguma coisa’, e a melhor maneira de
fazer isso seria condenar alguém a um sacrifício humano em algum lugar
da região menos instruída do Oriente Médio. Não vamos aparecer para os
chineses, por exemplo, onde as pessoas sabem ler e estudar evidências e
ser civilizadas. Vamos ao deserto e façamos outra revelação lá.
Isso não faz sentido. Não é algo que não pode ser acreditado por alguém que pensa.
Por que eu fico feliz que este é o caso? Para chegar ao ponto do que há
de errado no outro lado do cristianismo, porque eu acredito que os
ensinamentos do cristianismo são imorais.
O [ensinamento] central é o mais imoral de todos, o da redenção vicária.
Você poder jogar os seus pecados em outra pessoa, o que é vulgarmente
conhecido como ter um bode expiatório.
Eu posso pagar a sua dívida se eu te amo. Eu posso ir para a prisão no
seu lugar se eu te amar muito. Eu posso me voluntariar a isso. Mas eu
não posso te redimir dos seus pecados, porque eu não posso abolir a sua
responsabilidade, e eu não deveria me oferecer para fazer isso. A sua
responsabilidade precisa permanecer com você. Não existe redenção
vicária.
Muito provavelmente não existe sequer redenção. Isso é apenas wishful
thinking (NT.: Pensar que algo é verdadeiro só porque queremos que
seja), e eu também não penso que wishful thinking seja bom para as
pessoas. Isso consegue até poluir a questão central, a palavra que eu
acabei de usar, a palavra mais importante de todas: a palavra amor, ao
tornar o amor compulsório, ao dizer que você tem que amar. Você tem que
amar ao seu vizinho como a ti mesmo, algo que você na verdade não
consegue fazer. Você sempre acabará falhando, então sempre poderá ser
considerado culpado.
Ao dizer que você tem que amar alguém a quem você também precisa temer.
Um ser supremo, um pai eterno, alguém de quem você deve ter medo, mas
também deve amar. E se você falhar nessa tarefa, novamente é um pecador
imundo. Isso não é mentalmente, moralmente ou intelectualmente sadio.
E isso me traz à objeção final, que é: esse é um sistema totalitário. Se
houvesse um deus, que pudesse fazer essas coisas, e exigir essas
coisas, e que fosse eterno e imutável, nós estaríamos vivendo sob uma
ditadura sem direito de apelação. Uma que jamais poderia mudar. Uma que
sabe o que pensamos e pode nos condenar por crimes de pensamento. Nos
condenar a uma punição eterna por ações que nós estamos fadados desde o
início a tomar.
Por tudo isso – resumindo; eu poderia dizer bem mais – eu digo que é
algo excelente que não exista absolutamente nenhum motivo para acreditar
que nada disso seja verdadeiro.”
Comentários
Postar um comentário
Nada do que eu publico aqui tem o propósito de desrespeitar nenhum indivíduo, entretanto vou atacar todas as ideias que me parecerem prejudiciais a evolução do ser humano! Não concorda, me mostre que eu estou errado! Seja direto, sincero e bem vindo a conversa!